ORIGEM DO NOME XARAÉS

Viagem ao passado

Muita gente ainda pensa que o Pantanal foi um antigo mar interior. Isto ocorre em função de ser uma região muito plana e deprimida, com inúmeras "lagoas salinas". Antigamente, nos primórdios de sua exploraçao, meados do século XVI , acreditava-se que a região era um imenso lago de água doce, o qual o historiador alemão Schmidel batizou, em 1555, como Lago dos Xaraés, em referência a uma tribo indígena, já extinta, que habitava a região. Esta denominação continuou sendo empregada mesmo após a constatação de que não se tratava de um lago e sim de uma planície sujeita a inundações. Foi apenas no começo deste século que a região passou a ser conhecida como Pantanal, denominação também imprópria, uma vez que nao se trata de uma região permanentemente alagada e muito menos de um pântano, como o nome pode sugerir.


HISTÓRICO

Distante 340 km da capital do estado do MS, Campo Grande, e localizada em uma das regiões geográficas mais belas do Pantanal, – Pantanal do Abobral (banhada pelo Rio Abobral), está a POUSADA XARAÉS uma fazenda de pecuária de corte com cerca de 2000 cabeças de gado numa área de 4.200 ha. Anteriormente designava-se Hotel Fazenda Xaraés, aberto ao turismo entre 1991 e 2000, e então pertencente a empresários corumbaenses. Em 2001 foi adquirido por empresários portugueses, passando a designar-se Pousada Xaraés. A anterior estrutura foi totalmente remodelada e ampliada dotando-a de condições de conforto e qualidade.
Atualmente com capacidade de hospedagem para 47 pessoas e uma completa infra-estrutura com sala polivalente multimidia para eventos, sala de jantar, sala de estar com lareira / sala de jogos, quiosque com churrasqueira e forno rústico, piscina, quadra de tênis, etc.


Os 17 apartamentos da Pousada sao distribuídos em três edifícios todos eles a poucos metros do rio Abobral. Dos apartamentos pode-se escutar os maravilhosos cantos das aves pantaneiras ou o emocionante ronco dos bugios, que pela manhã se instalam nas árvores próximas do rio. Todos os apartamentos são equipados com banheiro privativo, ar condicionado e frigobar, com uma decoração rústica e ambiente acolhedor. Em cada conjunto de quartos existe uma varanda com ventiladores e redes proporcionando mais um ambiente de descanso. Os 17 apartamentos distribuem-se por 7 duplos, 7 triplos e 3 quádruplos, somando um total de 47 leitos em uma atmosfera confortável.


A sala de restaurante, voltada para o jardim da pousada e sob vários ninhos de aves locais que se podem escutar durante todo o dia, está equipada com ventiladores de teto e ar condicionado e decorada no estilo rústico característico de toda a pousada. A deliciosa comida típica do Pantanal é servida em buffet sobre um fogão a lenha que a mantém aquecida. Esta sala dispõe ainda de banheiros masculinos e femininos.


A sala de estar, com o mesmo estilo rústico do restante da Pousada, é envolvida pelo jardim e dispõe de vários ambientes para convívio, leitura, jogos de mesa, snooker, TV e bar onde se pode simplesmente desfrutar das deliciosas bebidas ali servidas. Na varanda do bar, a poucos metros do rio, contempla-se a beleza da paisagem pantaneira com seus sons e cheiros característicos ou ainda a piscina.


Dispõe ainda das seguintes atividades: passeios a cavalo, de barco, de canoa, safári fotográfico em carro 4x4, trilhas ecológicas e focagem noturna sempre acompanhadas por guias bílingues e/ou locais.