• Endereço:  Estrada Parque, km 19 , ponte, n°20 +100mt Zona Rural, Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brazil
  • Celular:  +55 67 9906-9272
Reserve Agora

Pantanal

Localização
Pantanal
Conheça o Pantanal
Atividades
Atrações
Pantanal

CAVALGADA

 O cavalo é a melhor maneira de realmente conhecer o Pantanal. Na região onde está situada a pousada, no interior do Pantanal existe muitas áreas que durante a maior parte do ano só são acessíveis a cavalo por conta das inundações.

Nestas viagens que duram de 1 a 4 horas, utilizamos o cavalo pantaneiro, animal rustico e adaptado às condições adversas desta região. Para aqueles que nunca andaram ou que não andam já há algum tempo, também é uma excelente oportunidade para aprender e aproveitar. São animais treinados para este fim; atender a todos, até mesmo aquela pessoa que nunca teve contato com este animal. São extremamente dóceis e obedientes. O passeio é acompanhado por guia experiente tanto com a lida dos animais, quanto com a geografia e características da fauna e flora da região.

 PASSEIO DE BARCO A MOTOR 

Os passeios de barco pelo rio Abobral, duram de 1h a 3h e dão acesso a campos de beleza indescritível e maravilhosa que é o habitat de um grande número de espécies de aves, mamíferos e répteis que podem ser vistos durante este trajeto. Capivaras, garças, martim pescador, Lontras brasileiras, jacarés, iguanas entre muitos outros, são os animais que poderão ser avistados, até mesmo a mais cobiçada, a onça pintada poderá dar ao turista a alegria de muitas emoções e belas fotos, quando avistada. Pequenos barcos, adequados para os rios desta região, com pequenos motores de popa são usados nessas viagens. A segurança não é esquecida com o uso obrigatório de coletes salva-vidas e no comando de piloteiros experientes.

Como todo o Pantanal, o rio Abobral, que passa a poucos metros da pousada, segue o ritmo das enchentes e, portanto, não é navegável  durante a estação seca, geralmente de junho a novembro. Os barcos são a forma de transporte usada na área durante as inundações.

CANOAS CANADENSES

Com este tipo de embarcação, você pode explorar ambientes aquáticos de forma muito silenciosa e tranquila, permitindo não só a observação da vida selvagem, mas também proporcionando a apreciação dos sons da natureza e completa harmonia entre homem x natureza, trazendo paz e tranquilidade ao canoeiro. Esses passeios duram de 1 a 3 horas. Geralmente, essa atividade pode ser feita durante todo o ano, porém, o pantanal é uma natureza selvagem e imprevisível, o que o torna mais atraente ainda e por esta razão, não é possível garantir que todos os anos o rio dará condições perfeitas de navegabilidade, mas geralmente sim. Em caso de secas mais severas, que chegam a comprometer a navegabilidade dos rios, isto ocorre geralmente nos meses de outubro e novembro.

CAMINHADA POR TRILHAS

Esta é uma atividade que permite a ao visitante completa imersão no ambiente pantaneiro , contemplação da mata ciliar e das terras de cerrado. Além da exploração e observação da natureza rustica do local, existe ainda a chance de se ver os animais que vivem neste ambiente, porém para isso, o silêncio é fundamental. Além dos animais,  árvores e plantas interessantes, algumas das quais têm usos medicinais ou comerciais, também serão contempladas pelo visitante.

A duração deste passeio pode ser de 1 hora a 2:30 horas, dependendo do perfil do grupo e da trilha.

SAFARI FOTOGRÁFICO

Esta é uma atividade muito comum no Pantanal, feita em um veículo 4x4. Por conta das grandes distâncias envolvidas nas fazendas, esta é a melhor maneira de chegar às áreas mais remotas, onde é possível o avistamento de vários animais que habitam a região pantaneira.

PESCA ESPORTIVA DE PIRANHAS

Por ser o rio Abobral um rio “berçário”, a pesca em suas águas só é permitida no modo de captura e liberação por razões ecológicas, onde você libera o peixe que captura preservando assim sua vida e garantindo a preservação de sua espécie. As espécies mais comuns encontradas nas aguas do rio Abobral, são: Pintando, Pacu, Bagre,  Piraputanga e até mesmo o famoso dourado.  A Piranha, peixe abundante  e altamente predador, tem a pesca liberada. Ainda assim, até mesmo ela é liberada após a fisgada. A sua captura se dá apenas o suficiente para o preparo de um delicioso prato típico, o famoso Caldo de Piranha, muito apreciado entre os ribeirinhos e nativos pantaneiros. A duração deste passeio varia de acordo com os desejos dos visitantes.

FOCAGEM NOTURNA

Esta é uma atividade que é feita à noite em um veículo 4X4 ou em um barco, e dura de 1h a 2h. O objetivo é encontrar animais noturnos, como raposas, lobos guarás,  tamanduás, capivaras, jaguatiricas, corujas,etc. 

E com sorte, até mesmo a famosa onça pintada.

RANCHO DE COMITIVA  -  (NOVIDADE)

Este passeio vem suprir uma lacuna que percebemos ao ver que na maioria das reclamações ou observações feitas pelos visitantes ao pantanal, que é a questão de não perceberem o pantanal em sua plenitude. Para isso, criamos este passeio, onde o visitante sairá a cavalo da sede da pousada e será conduzido através dos campos pantaneiros, já aproveitando para contemplar as belezas naturais do ambiente e será conduzido a um rancho típico dos peões pantaneiros quando estão em lida com o gado - as comitivas. Neste local, será montada uma cozinha típica de comitiva e preparados práticos típicos exatamente como estes peões o fazem em seu dia-a-dia. Terminada a janta pantaneira, o visitante participará de uma roda de tereré ao fogo de chão, moda de viola, ouvirão os "causos" mais conhecidos da peonada e pernoitarão neste rancho, que será todo bem vedado com tela para garantir a total segurança do hospede. Tudo exatamente como fazem os peões: dormirão em redes. Ao amanhecer, tomarão o típico café pantaneiro com o famoso "quebra-torto", que é o desjejum do peão pantaneiro antes de iniciar sua lida do dia. Terminado o café da manhã, a comitiva retorna para a pousada por outro caminho para que possam apreciar ainda mais novidades do local e retomarão a programação normal do dia.

O objetivo deste passeio é inserir o hospede no ambiente pantaneiro, fazendo com que realmente vivencie toda a experiência do povo local e possa dizer de fato, que conheceu o Pantanal. O hospede será um "Peão por um dia"

Só ressaltando que este passeio, pela sua complexidade de logística, terá um custo adicional, que o teremos por ocasião da conclusão do mesmo e avaliação dos gastos sugeridos em cada passeio. Mais detalhes estarão em nosso novo site.

MIRANTE OBSERVATÓRIO  -  (NOVIDADE)

Outro passeio novo que teremos, é o "mirante observatório". Uma torre com dez metros de altura em local estratégico de onde o hospede possa observar toda a imensidão de planície típica do pantanal. O horário deste passeio será definido pelo visitante que optará em ver ou o nascer do sol, ou o por do sol. Será um espetáculo à parte. Para este passeio, o hospede sairá a cavalo para a torre ou mirante e permanecerá ali o tempo que lhe for conveniente. Disponibilizaremos um guia exclusivo para este visitante ou grupo de visitantes para que atenda às suas exigências ou necessidades.

OBSERVATÓRIO SUBTERRÂNEO  -  (NOVIDADE)

Teremos ainda a oferecer aos nossos visitantes, o observatório subterrâneo: uma estrutura construída por pesquisadores para o estudo do comportamento dos animais da região e que estava desativado já há algum tempo e que o estamos restaurando e o adaptando ao uso por pessoas que tenham interesse em ver estes animais por outra perspectiva, uma vez que este observatório é subterrâneo e a visão de quem está dentro dele, é exatamente no nível do solo, de onde ele observará os animais que por ali passarem de forma exclusiva e natural.

BIRDWATCHING

A Pousada Xaraés tem hoje já catalogadas 298 especies de aves. Espaço propicio para os aficcionados em avistamentos e registros de aves. A Pousada conta com guia nativo e passarinheiro experiente, que auxiliará aos que desejam fazer seus registros e ampliar seus conhecimentos em especies endemicas, só encontradas aqui no Pantanal sul Matogrossense.

WORKSHOP DE FOTOGRAFIAS  -  (NOVIDADE)

A Pousada Xaraés em parceria com o biólogo fotógrafo Rafael Albo tras mais uma novidade, o Workshop de Fotografia de Vida Selvagem num dos locais mais indômitos do Pantanal.

Na Pousada Xaraés você encontrará uma típica fazenda pantaneira. O contato com a natureza é uma constante onde você terá a oportunidade de conhecer e conviver com a maravilhosa fauna e flora do Pantanal do Abobral. Você estará totalmente imerso em uma paisagem indômita de beleza e dinâmica selvagem, que lhe garantirão fotos incríveis.

Nosso principal objetivo é garantir que você consiga melhorar os seus registros fotográficos, proporcionando um ambiente de aprendizado técnico dos fundamentos básicos da fotografia, assim como associar essa técnica à prática por meio de saídas a campo, o que tornará sua experiência mais intensa, fortalecendo a expectativa de uma viagem inesquecível sobre tudo pelo que o pantanal tem a lhe oferecer. 

MANEJO DE GADO  -  (NOVIDADE)

Atividade extremamente envolvente e empolgante onde o turista terá a oportunidade de vivenciar uma das experiencias mais autentica de uma fazenda pantaneira, que é o manejo do gado. A atividade será acompanhada de peões tracidionalmente trajados com suas calças de couro, botas de cano comprido, esporas e seus cavalos todos devidamente arreados com seus laços presos na “ligeira” (presilha feita a partir de uma argola de couro com um botão trançado em charrua). Uma experiencia unica onde o turista sentirá a força e poder de conduzir uma boiada e a audácia de um verdadeiro peão de boiadeiro.

A atividade terá inicio bem de manhãnzinha, antes de o sol sair e terá a duração de mais ou menos 3 horas. Após o manejo, o turista terá acesso ao local de trabalho da peonada, o galpão onde guardam todas as suas tralhas da lida como seus arreios, baxeiros, seus laços de couro cru, esporas entre outros. Também poderá acontecer, caso haja interesse da parte do turista, uma pequena oficina de artesanato onde serão demostrados desde o inicio do processo do curtume do couro de uma res abatida ali mesmo na fazenda e a partir dai, como se trança um laço de couro cru, ou uma charrua com a qual os peões enfeitam suas tralhas de argola, enfim, e o que mais surgir de curiosidade no momento da prosa com a peonada.

BOIA CROSS - (NOVIDADE)

Atividade de absoluta contemplação, onde os turistas se veem em total imersão em uma natureza intocada e selvagem deslizando pelas aguas tranquilas do rio Abobral. O rio Abobral, um rio tipico que representa os rios pantaneiros com sua sinuosidade e aguas mansas, envolto por uma paisagem bucolica e convidativa a momentos de introspecção e deleites à alma. 

Neste passeio, os turistas serão levados até um ponto onde as boias já estarão prontas. Todos devidamente seguros com o seu colete salva vidas e o guia fará o acompanhamento paralelo com uma embarcação para o apoio à segurança dos mesmos.  As boias são câmaras de ar de caminhão, revestidas com lona de algodão grossa (200 micras) e tendo ainda uma placa de policarbonato cortado em formato circular e posicionada no interior da boia fazendo uma segunda proteção no fundo desta, a fim de se evitar incidentes com pontas de galhos que pudessem ferir a pessoa, ou até mesmo mordidas de peixes como as piranhas. Ao final do percurso, a boia será contida por uma tela de proteçao estendida de margem a margem e o guia fará o apoio para a retirada de cada pessoa da agua. A partir deste ponto final de trajeto aquatico, o turista já fará uma pequena caminhada por entre a mata de volta à pousada. (Atividade dependente de condições climaticas – volume de água no rio )